Google Imagens |
As bactérias em sua maioria são heterótrofos, não conseguem produzir seu próprio alimento, no entanto, algumas produzem seu alimento, assim como as plantas que por fotossíntese produzem energia para sobreviver, logo são chamada de bactérias autótrofas. Contudo, existem também as que não usam o oxigênio para sobreviver, denominadas aeróbias; as que na presença do oxigênio morrem, são chamadas de anaeróbias obrigatórias; e por fim, as anaeróbias facultativas que podem viver no ambiente com presença ou ausência de oxigênio.
Tipos de bactérias (quanto a sua forma):
Google Imagens |
A reprodução é assexuada, por bipartição, na qual o ocorre da seguinte maneira:
A célula da bactéria cresce, o seu material genético é duplicado, e por conseguinte, a célula se divide, dando origem a outra bactéria, geneticamente igual à outra.
A célula da bactéria cresce, o seu material genético é duplicado, e por conseguinte, a célula se divide, dando origem a outra bactéria, geneticamente igual à outra.
Quanto a locomoção: possuem flagelos, longo filamento que possibilita a locomoção da bactéria; entretanto, podem possuir Fímbrias,
que são microfibrilhas protéicas que se estendem da parede celular que ajudam a fixar a bactéria. Existem também as fímbrias sexuais,
que servem para troca de material genético durante a reprodução e também
auxiliam as bactérias patogênicas (parasitas) a se fixarem no
hospedeiro.
Importância Econômica:
- Fermentação: produção de iogurte, queijo e derivados do leite;
-
Indústria farmacêutica: fabricação de antibióticos e vitaminas;
- Indústria química: na produção de alcoois, como metanol, etanol, etc;
- Medicina: doenças causadas por bactérias, ex: DSTs.
- Decomposição: atuam na reciclagem da matéria, devolvendo ao ambiente moléculas e elementos químicos reutilizáveis por outros seres vivos.
As Cianobactérias, também são autótrofas e a fotossíntese é o seu principal meio de obtenção de energia. Se reproduzem assexuadamente por bipartição.
Referências Bibliográficas: http://www.infoescola.com/biologia/reino-monera-bacterias-cianobacterias/